Ultimamente vem se falando muito desses refrigerantes, e estão sendo bem substituídas no cardápio da população mundial. Elas oferecem zero açúcar, zero caloria, entre outros zeros, mas o que eles não sabem é dos riscos que correm ao consumi-las.
Uma estudo feito nos EUA, mostra que o refrigerantes diet e light fazem com as funções renais diminuam.
A organização Nurses Health Study fez uma pesquisa com 3.200 mulheres e concluiu que quem toma mais de dois copos por dia da bebida, corre mais riscos. Durante o estudo, essas mulheres que consumiram essa quantidade de bebida, tiveram 30% de suas funções renais diminuídas, enquanto as outras participantes que responderam que consomem menos de uma vez por menos; de uma a quatro vezes por mês; duas a seis vezes por semana; uma vez ao dia, tiveram 11,4% de diminuição, este estudo foi feito entre 1989 e 2000 e foi apresentado no encontro da Sociedade Americana de Nefrologia, em São Diego (EUA).
Este estudo mostra se realmente vale a pena retirar do cardápio bebidas que contem alto teor de açúcar, caloria, e substituí-las por outras que começam a causar outro mal dentro do seu organismo.