Páginas

Como conservar o leite materno



É muito comum ver os casos de mãe que precisam voltar para o trabalho quando ainda estão amamentando o seu filho, assim elas muitas das vezes acabam deixando o leite armazenado. Porem mesmo sendo como os demais alimentos esse leite pode ser conservado no congelador, para que ele mantenha as suas propriedades nutritivas e também a sua qualidade.

Existe uma grande quantidade de situações que o leite pode ser armazenado, sendo que a mão comum delas como já  dito é quando ela volta para a ativa, assim deixando o leite separado em potes em doses única para serem consumidas nos horários de costume. Tem outras situações que é importante que o leite pode ser extraído e servido em mamadeira, como:

- Quando o bebe esta muito doente e não consegue sugar o peito da mãe;
- Ajuda a aceitar o seio da mãe, quando a mama esta muito cheia;
- Ajuda o aumento da produção do leite da mãe;
- Caso a mãe tenha que ficar longe do filho por algum motivo que a impeça de oferecer o seio para o filho nas horas indicadas.

Os métodos para retirar o leite do seio da mãe  é muito, porem o mais indicado pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) é a extração manual mesmo. mas existem muitos outros processos que podemos encontrar, como a extração com bomba manual ou com bomba elétrica. Porem os dois últimos podem ajudar no aumento da proliferação de bactérias, assim favorecendo a contaminação do leite.

Antes de fazer a extração do leite em sempre muito importante que a mãe tome alguns cuidados como ter as mão bem lavadas, escolher um local tranqüilo para retirar o leite, antes de fazer o procedimento faça uma massagem no seio, de forma circular para que o leite consiga descer, também estimule os mamilho passando o dedo ao seu redor, e por fim escolha um recipiente esterilizado para armazenar o leite retirado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...